Dúvidas Frequentes

    Dúvidas frequentes sobre Cadastro Positivo

  1. 01

    Qual Lei se aplica ao Cadastro Positivo?

  2. A Lei 12.414, de 9 de Junho de 2011 rege o Cadastro Positivo. Há ainda dois principais dispositivos legais aplicáveis ao Cadastro Positivo: o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) e a Lei do “Habeas Data” (Lei nº 9.507/1997).
  3. 02

    Como faço para abrir o Cadastro Positivo de minha empresa?

  4. Você pode autorizar a abertura do cadastro de sua empresa diretamente com seu parceiro comercial, no ato da negociação. Importante: Essa autorização é feita mediante sua assinatura em instrumento específico ou em cláusula apartada, o que garante sua ciência acerca da abertura do Cadastro Positivo, de acordo com a lei.
  5. 03

    O que muda com a implantação do Cadastro Positivo?

  6. Tanto as empresas tomadoras de crédito quanto as empresas que o concedem passam a contar com um conjunto de dados armazenados e estruturados com a finalidade de subsidiar a concessão de crédito.
  7. 04

    Qual é o principal benefício do Cadastro Positivo para minha empresa?

  8. Sua empresa pode beneficiar-se com o Cadastro Positivo por meio das informações evidenciadas em seu histórico de crédito, composto não apenas por informações em atraso mas também por obrigações pagas em dia.
  9. 05

    No Cadastro Positivo o histórico de crédito de minha empresa é composto por quais informações?

  10. Constará o conjunto de dados financeiros e de pagamentos relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento adimplidas ou em andamento contraídas por sua empresa. Veja um exemplo do relatório aqui
  11. 06

    O Cadastro Positivo poderá apresentar o histórico de crédito de minha empresa composto por informações de qual período de tempo?

  12. Conforme a Lei 12.414, de 9 de Junho de 2011 As informações não poderão constar de bancos de dados por período superior a 15 (quinze) anos.
  13. 07

    No Cadastro Positivo, obrigações pagas em dia podem compensar as atrasadas?

  14. Sim. Ao analisar o histórico de crédito de sua empresa leva-se em consideração, dentre outros fatores, os compromissos pagos e também os não pagos. Certamente o hábito de cumprimento de obrigações em dia, por parte de sua empresa, pesará positivamente na decisão de crédito.
  15. 08

    E se alguma empresa tiver dados incorretos no Cadastro Positivo?

  16. A empresa poderá impugnar as informações do Cadastro Positivo, apresentando documentos que comprovem as suas alegações.


    Dúvidas sobre o processo de revisão de Dados Positivos

  17. 01

    O que é o processo de revisão de dados do Cadastro Positivo?

  18. A empresa que autoriza a abertura do seu Cadastro Positivo ao mercado passa a ter suas informações incluídas nos Gestores de Bancos de Dados que participam deste processo. Ela pode consultar suas informações a qualquer momento, de forma gratuita e ilimitada. Vale ressaltar que as informações são disponibilizadas para consulta em até 7 (sete) dias a partir da abertura do Cadastro Positivo e atualizadas semanalmente. Se for identificada alguma divergência ou não reconhecer alguma informação, a empresa tem o direito de solicitar a correção ao Gestor de Banco de Dados por meio da abertura de uma contestação. O Gestor de Banco de Dados verificará a solicitação de contestação do consumidor ou empresa e repassará à empresa credora (instituição financeira, empresa varejista, concessionária de serviço público, consórcio, ou prestador de serviços com pagamento continuado) que originou as informações para avaliação e correção. Em caso de haver procedência, a informação será corrigida pela empresa credora e disponibilizada pelo Gestor de Banco de Dados. A empresa poderá ainda solicitar a revisão de seus dados diretamente à empresa credora desde que seja cliente da mesma e as informações se refiram àquela instituição.
  19. 02

    Eu paguei uma parcela ou fatura em dia, porém, no relatório do Cadastro Positivo aparece que não foi paga ou paga em data posterior ao vencimento. Por quê?

  20. Verifique se o vencimento da sua fatura foi sábado, domingo ou feriado. Por conta do expediente bancário, quando um vencimento ocorre no final de semana ou feriado, o pagamento pode levar até 7 dias para ser atualizada devido a data de apuração do pagamento de cada Instituição Financeira e o tempo de processamento da informação.
  21. 03

    Qual o prazo para que as informações sejam corrigidas?

  22. O prazo para a correção e divulgação das informações é de até 7 (sete) dias corridos.
  23. 04

    Caso a empresa credora não se manifeste no período de 7 (sete) dias, o que acontecerá?

  24. Neste caso, a Serasa Experian não disponibilizará a informação contestada ao mercado até que a empresa credora se manifeste.
  25. 05

    Como posso acompanhar a minha solicitação de revisão de informações nos bancos de dados?

  26. Na Serasa Experian você pode consultar o status do processo de forma online, em nosso site, ou comparecer a uma de nossas agências.
  27. 06

    Qual o período das informações disponibilizadas pelos Bancos de Dados ao mercado?

  28. Os Gestores de Bancos de Dados disponibilizam ao mercado as informações enviadas pelas empresas credoras nos últimos 12 (doze) meses mais o mês atual.
  29. 07

    O que significa o saldo devedor da operação cartão de crédito?

  30. O saldo devedor é composto por compras da fatura vencida, compras parceladas mais crédito rotativo.
  31. 08

    Porque o Gestor de Banco de Dados está divulgando informações referentes a um cartão de crédito que já foi cancelado nos últimos 12 meses?

  32. Os Bancos de Dados disponibilizam ao mercado as informações enviadas pelas empresas credoras nos últimos 12 (doze) meses mais o mês atual, mesmo que as dívidas já estejam quitadas ou canceladas.
  33. 09

    O Gestor de Banco de Dados está mostrando pagamento de cartão de crédito em atraso sendo que realizei diversos pagamentos avulsos durante o mês. Por quê?

  34. Porque atualmente as instituições credoras enviam aos Bancos de Dados o valor total dos pagamentos realizados e considera somente a última data de pagamento.
  35. 10

    O Gestor de Banco de Dado está divulgando uma operação de um cartão de crédito que desconheço. Porquê?

  36. Você deve verificar com a instituição credora se foi gerado um cartão de crédito e se este não foi desbloqueado e ativado até o momento.

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